O que vale na vida é ter bons amigos!

mosaico

Incontáveis pessoas passam pela nossa vida todos os dias. Se você conseguir se lembrar de todos os amigos/colegas/conhecidos que passaram por você, parabéns pela sua memória eidética! Enfim, você, que assim como eu tem o cérebro dentro dos padrões, acaba esquecendo mesmo. São muito poucos aqueles que perduram por anos e anos, não é verdade?

Devo confessar que, a princípio, imaginei que as pessoas que se tornaram parte essencial na minha história não durariam mais do que aquele lindo período escolar, talvez por não confiar muito no ser humano em si. Mas faz anos que estou nesse mesmo”grupo”, crescendo junto e acompanhando cada um em sua jornada.

É verdade que para muitos é complicado manter uma amizade por tantos anos, mas quem disse que é tarefa fácil?? Manter os laços duradouros requer tempo e esforço sim. Requer uma consciência da presença do outro. Requer procura e vontade de saber como andam as coisas, como vai a vida, marcar pequenos encontros com mais frequência. Não se deve deixar uma história assim para depois, para as reuniões anuais, para os aniversários. É necessária a vontade de querer estar realmente por perto, mesmo que a distância os tenha separado.

Conforme a vida adulta vai batendo a nossa porta, dizem que não teremos mais tempo para nada. Nem mesmo para os amigos. Mas quer saber? A realidade é que a gente sempre vai ter menos tempo, menos espaço na agenda, mais coisas a fazer, mais preguiça, mais cansaço e por aí vai…E se acreditarmos verdadeiramente nisso, a vida já era!

Uma amizade verdadeira, sólida, é como casa de vó. A gente não vai sempre, mas ela está lá, ela nos ama, ela lembra muita da gente, e quando a gente vai visitar, rapidinho ou pra ficar sem hora pra ir embora, é a maior delícia e a comida é sempre mais gostosa.

Uma amizade só vale ser cultivada se te faz bem. Se você, quando está ao lado deles, se sente parte de uma coisa muito maravilhosa, maior, magnífica, que transcende as coisas que a gente consegue explicar. Se há respeito. Se ninguém fica querendo te botar pra baixo com desculpinha de que ‘ah, é só brincadeira’. Onde já se viu amigo querer te deixar bolado? Amigo bota sorriso no rosto, seca suas lágrimas e divide comida, protetor solar e espaço na cama.

É sério isso. Não se esforce pra ter ao seu lado alguém que não te faz bem. Que não te quer bem. Amizade é o seu murinho de amor que te protege de todas as coisas horrorosas que esse mundo fica tacando na gente. E não dá pra ter buraco nesse murinho. Tem que ser divertido, gostoso, bom, alegre. Se não, não vale a pena.

“Não fossem os amigos de infância e o espelho, a gente nunca saberia que está ficando velho.” (Ziraldo)

6_para-ouvir

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s